Olá a todos,
chegamos ontem em Madri e foi tudo muito corrido, nosso voo acabou atrasando e não tivemos para ir a Villa Solar, hoje foi o dia que efetivamente conseguimos participar do SDEurope.
O tempo aqui em Madri não está como esperávamos, hoje choveu o dia todo e a previsão para os próximos dias não é diferente. Nós não fomos os únicos que não estavam preparados para este clima, muitas equipes se atrapalharam muito com isso e tiveram que improvisar ou paralisar a obra por conta da água que caia. Exemplo foi a equipe catalã da IAAC (casa "amendoim"), cuja madeira não tinha sido impermeabilizada e só pode construir nos intervalos em que a chuva parava. Outra foi a equipe, também espanhola, de Sevilha que contratou uma estrutura de lona para cobrir todo o lote.
Nesse primeiro dia ficamos basicamente andando em um passeio paralelo ao rio Manzanares, observando a construção das casas e eventualmente conversando com membros das equipes. Estão todos muito atarefados com suas atividades e não queremos atrapalhar muito enchendo as pessoas de perguntas. Contudo, como o dia é longo e intervalos acontecem conseguimos manter contacto com algumas equipes.
As equipes que me parecem melhores, ou mais organizadas, pelo menos nesse primeiro contacto, foram a de Grenoble, a de Wuppertal e a Finlandesa. Essa ultima foi a que me impressionou mais, os membros da equipe me pareceram todos muito calmos, parecia que todos sabiam o que estavam fazendo e qual era sua função na “hierarquia” do canteiro, todos com suas roupas amarelas, seus equipamentos de segurança, tudo “nos trinques”.
As equipes Chinesas são um caso a parte. Primeiro a equipe de Tiangin, seus containers ficaram presos no porto por uma razão qualquer e só chegou hoje de manhã, nos primeiros dias disseram que dava até pena deles, todos desolados. Sua casa remete bastante a tipologia chinesa, ou tenta, mas o sistema construtivo não me parece muito inovador. As paredes são de um sanduíche de poliuretano (tipo isopor) e OSB, os módulos não vieram prontos 3D, mas em painéis, que foram montados todos praticamente hoje, quando chegamos só tinha o piso e ao sair já estava tudo levantado. A equipe de Tongji é um caso a parte dentro dos casos a parte, a casa é muito legal de se ver, a estrutura de bamboo fica toda aparente e é muito interessante, eles usam telhas zipadas muito parecidas com as nossas, mas não respeitam uma regra de segurança. O encarregado pela segurança do SD vai lá, reúne todos, fala com eles, todos balançam a cabeça e quando o cara vira as costas continuam fazendo a mesma coisa, a loucura foi tanta, que no final do dia a organização teve que parar a obra e convocou uma reunião para resolver o assunto, que fim deu? Amanhã saberemos, quando saímos da Villa Solar eles ainda não estavam trabalhando.
Uma ultima informação, a ordem das casas na Villa Solar foi completamente alterada, a ordem agora, começando do sul (onde fica a estação de metro Principe Pio) para o norte é (o Daniel Mayer fez o favor de anotar):
1 – University of Florida
2 – Universidad Politécnica de Cataluña UPC
3 - Universidad de Sevilla
4 – Instituto de Arquitetura Avanzada de Catalunã
Espaço grande entre os lotes
5 – University of Applied Sciences Rosenheim
6 – Bergische Universitat Wuppertal
7 – Aalto University, Finland
8 – Tianjin University
9 – University of Nottingham
10 – Arts et Métiers Paris Tech
11 – Stuttgart University of Applied Sciences
12 – Virginia Polytechnic Institute & State University
13 – Universidad CEU Cardenal Herrera
14 – Universidad de Valladolid
15 – Fechhochschule fur Tecknik und Wirtschaft Berlin
16 – Tongji University Shanghai
17 – Ecole National Superieure darchitecture de Grenoble
Conversamos hoje com o pessoal da organização e acho que apartir de amanhã começaremos a trabalhar como voluntários, ajudando a organização no que for preciso. Acho que isso será ótimo, teremos um contato melhor com as equipes. Ontem nos reunimos e separamos alguns temas para cada um se responsabilizar, organizando assim nossa abordagem sobre as casas, por exemplo, eu ficarei com a parte de cobertura, sistemas solares e gabinete técnico. Desta forma, teremos relatórios mais completos e uma material final mais rico e detalhado.
Abraço a todos e até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário