sábado, 12 de junho de 2010

Casa de Wuppertal



Olá a todos,

demorei desde a última postagem mais ai vai. Vou tentar falar um pouco mais sobre cada casa e as experiências que estamos tendo com elas e os membros das equipes, hoje a casa é Wuppertal:

Fomos atraídos pelo guindaste que içava uma esquadria gigante, ficamos observando como a equipe trabalhava até que Anett, uma das integrantes da equipe veio falar conosco. Perguntou de onde éramos e quando respondemos ela fez o que todos fazem quando falamos que somos da equipe brasileira, inclinou a cabeça para o lado e disse “ahhhhhh! Que pena que não vieram!”.

Nos convidou para entrar e foi mostrando o projeto. A casa deles é bem esticada no sentido norte/sul e tem dois andares, com duas escadas nas extremidades, uma leva para a cama e outra para um pequeno pátio na cobertura. Separando ambientes existe um módulo de serviço onde se concentram a cozinha o banheiro e a lavanderia. Além do fotovoltaicos na cobertura eles usaram painéis em parte da fachada sul da casa, que se estende para um muro, indo até uma das extremidades do deck. Anett disse que isso desencadeou um grande problema com a organização do evento, por conta da pegada ecológica da solução, pois os painéis que vão na fachada/muro são feitos sob medida e a equipe queria que eles fossem coloridos, o que deixaria tudo ainda mais caro, no final eles acabaram utilizando somente duas cores de PVs, uma mais escura e outra mais clara, puxando para o azul.

Ela contou que a vida deles não foi nada fácil, tanto construtivamente como financeiramente. A casa foi construída em três meses e não pode ser em Wuppertal, o porquê eu não sei, o fato é que todos os 11 integrantes se mudaram para outra cidade e moraram juntos durante a construção, em uma casa de 50m². Mas no fim ninguém se matou, disse que não foi fácil, mas que ajudou a manter a equipe unida, como uma família, tanto que no lado oposto dos painéis fotovoltaicos na fachada, na fachada/muro do lado norte, eles colocaram quadros da mesma dimensão dos PVs, mas com a foto de todos os integrantes, representando o trabalho e empenho da equipe, nem precisa dizer que ela estava muito orgulhosa.

Só que nem tudo acaba ficando exatamente da maneira que eles queriam, prova disso foi que nas fachadas leste e oeste, em cima da linha de esquadrias tem uma grande empena que precisava ser revestida com algo, a solução adotada foi tecido. Cobriram toda a empena como se fosse uma placa de propaganda, escondendo tubos de água e alguns cabos elétricos. Anett disse que não era exatamente a solução que eles queriam e que no começo pensavam em fazer outra coisa, mas que tiveram alguns atrasos e foi o que deu para fazer. Pessoalmente não achei que ficou das melhores coisas, mas também não ficou ruim, talvez um pouco mais de cor teria dado um efeito melhor.

O dinheiro também não cai do céu, como já era de se esperar e ela disse que não foi fácil de conseguir. Contudo, a relação com as outras equipes alemãs era e é muito boa, sendo assim as 4 se juntaram para correr atrás de dinheiro e bater na porta do governo alemão, abocanharam 1,6 milhão de euros, 400.000,00 para cada, nada mal.

A equipe é praticamente toda formada de estudante de arquitetura, com poucos arquitetos formados, alguns recém formados. Ela nos apontou uma menina e disse que ela era uma das poucas arquitetas e tinha 26 anos. Falou que não havia muita mão de obra contratada e que os que haviam eram para serviços específicos, como o cara que ajudava na instalação das esquadrias. Alias, as esquadrias, que esquadrias! 8 no total, quatro para a fachada leste e quatro para a oeste, vidros triplos e de correr, muito, muito leves para abrir e fechar. Anett disse que era um sistema novo que foi desenvolvido para equipe, disse que sabia os problemas que esquadrias de correr tem com relação ao conforto térmico, mas que aquelas eram diferentes, muito melhores que as convencionais, vamos ver como eles se saem nas provas.

PS: Coloquei mais fotos no meu Facebook para quem quiser dar uma olhada, a conexão da CB é muito ruim e postar no Blog fica um saco, hehhehe... abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário