domingo, 13 de junho de 2010

Aalto University - Luuku House



Hoje o dia amanheceu com sol e muito calor em Madrid.... como deveria ser comumente nesta época do ano. Isto foi um fator positivo para o trabalho das equipes, que estavam tendo muitas dificuldades com a chuva intensa e o alagamento dos lotes. Todavia também não á fácil trabalhar no calor intenso, e o desgaste é grande... as equipes já estão bem cansadas com a maratona. Vale destacar que a equipe da Cataluña conseguiu finalizar os fechamentos dos módulos de cobertura no dia de hoje, o projeto é muito interessante e arrojado, porém a viabilidade construtiva é um tanto quanto complexa... eles ainda terão muitas dificuldades pela frente para finalizar.

Uma das equipes que mais tem impressionado nosso grupo são os finlandeses. Desde o início tem se mostrado os mais organizados: canteiro limpo e setorizado, equipamentos de segurança adequado, uniformes padronizados tanto para chuva/frio quanto para o calor, divisão de tarefas e responsabilidades conforme grau de experiencia e conhecimento. Além do projeto ser uma arquitetura simples, de traços limpos e viabilidade construtiva muito boa. Ao ver a equipe trabalhar você nota que cada um sabe exatamente o que está fazendo e quais são suas responsabilidades. É uma equipe que trabalha praticamente somente durante o dia. Vieram com 40 membros dos quais a maioria são alunos de graduação, e uma outra parte é mão de obra especializada contratada. A mão de obra especializada é responsável principalmente por trabalhos em altura e instalações elétricas.

Hoje estava observando o trabalho deles e tirando algumas fotos quando o "Faculty Advisor" da equipe, professor Peka, convidou-me para entrar no canteiro e conhecer a casa. Vale destacar que é uma equipe que cercou todo seu lote com grade e isso meio que intimida a entrada de pessoas visitantes. Nesse momento o Daniel estava passando ao lado e chamei ele pra entrar comigo também. O professor foi super receptivo e nos apresentou ao Yako, "team leader" da equipe, que nos convidou a entrar no interior da casa... vale destacar que só permitiram nossa entrada de meias, mediante retirada das botas.

O projeto deles é muito inteligente... veio transportado em dois módulos divididos no sentido transversal. O espaço interno é dividido pela área de serviços... bem no meio há um "núcleo" onde se agrupam a cozinha, gabinete técnico e banheiro. a esquerda do acesso principal fica o "living", "dinning" e um lounge. No lado oposto, espelhado ao lounge... fica o quarto, que na verdade nada mais é que uma cama/colchão embutido em um núcleo com acesso pelos pés da cama. Na parte externa ao lounge e ao quarto há uma sistem muita interessante de proteção para insolação nas janelas (que são oeste e leste respectivamente). As ripas de madeira, dispostas verticalmente, são presas somente em cima, e conforme a velocidade/direção do vento criam um movimento muito interessante na fachada. Voltando ao interior da casa, é incrível o aproveitamento de todos os espaços no projeto... em todos os locais possíveis foram criados armários, gavetas, ou acessos para manutenção. Na cozinha, os equipamentos ficam escondidos pelo revestimento do mobiliário... máquina de lavar e secar roupa fica localizada no banheiro. Vale destacar que a estrutura da casa é toda em madeira, assim como o restante dos materiais que compoem os vedos, revestimentos e esquadrias. As paredes formam uma camada de 32cm, enquanto forro e cobertura são 42cm. O "recheio" dos painéis é composto do revestimento externo, compensado, fibra de madeira, compensado, chapa de gesso acartonada e o revestimento interno. Em relaçao as esquadrias, as portas possuem vidro triplo, e as janelas vidro quadruplo. Vale salientar que estas espessuras robustas e escolha de materiais foram baseadas no clima da Finlândia que é muito frio, mas o Yako destacou que os cálculos foram feitos e as estratégias bioclimáticas funcionam também para o clima de Madrid. Um fator informado é que uma das premissas de projeto foi a escolha de materiais que tivessem disponíveis no mercado finlândes... um dos exemplos é o revestimento interno, que aparentemente parece uma madeira especial, mas que na verdade é facilmente encontrada em qualquer loja de materiais de construção na finlandia conforme ele falou.

Uma das coisas que não me agrada muito no projeto deles é que colocaram uma casa de máquinas bem na fachada principal da casa, tirando um pouco da limpeza do desenho que eles possuem. Outra coisa que acho ser meio duvidosa é a forma de acesso e o desenho do deck... ainda não está finalizado, mas não me parece estar muito atrativo, vamos ver como vai ficar.

Enquanto eu conversava com o Yako, o Daniel ficou conversando com a responsável pela parte de automação, então sobre este item ele pode repassar maiores informaçãos. De momento estas eram as informações abstraidas sobre a casa da Finlândia com meu inglês básico. Talvez algumas informações tenha deixado passar por não ter entendido direito em inglês... mas é isso aí!

Acredito que seja um projeto com grande potencial para levar o título... são exemplares tanto na questão organizacional quanto projetual e construtiva.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário