segunda-feira, 14 de junho de 2010

Casa de Berlin


A casa da equipe de Berlin tem uma solução de fundação bastante simples, que consiste em um bloco de concreto apoiado sobre um painel de madeira. Após a alocação destes elementos de apoio, foi colocado o primeiro elemento estrutural , o pórtico que fica na parte central da casa (foto à esquerda). Em seguida as placas de piso foram fixadas aos blocos de concreto e posteriormente os painéis de parede, que são portantes, foram instalados (foto do meio). Esses painéis de parede já vieram com parte do sistema hidráulico instalado. Na sequência foi montada cobertura, com camada de isolamento, impermeabilização, telhas metálicas e acima das telhas um painel escuro de madeira.

Hoje já estavam instalados os painéis fotovoltaicos da cobertura e boa parte da superfície da casa está revestida pelos painési de madeira, aparentemente escuros por terem sido queimados, e pelo jeito este será o revestimento final da casa (foto à direita). Gostei bastante do resultado das paredes pretas com a abertura linear que percorre a casa no sentido leste-oeste.

A equipe de Berlin utiliza para o isolamento uma fibra de madeira, material também utilizado pelas duas equipes francesas. A vantagem desse material, do ponto de vista de conforto, é que além de isolar funciona como massa térmica. Vimos este material sendo colocado na cobertura e provavelmente também é utilizado nas paredes. Além disso, os painéis de parede tem uma camada de terra, fixada junto de uma tela.

Ainda não conseguimos conversar muito bem com o pessoal desta equipe, então não sabemos exatamente como alguns sistemas funcionam. Conversando com o pessoal da organização a Tarsila descobriu que esta é a única equipe que não contratou mão-de-obra para a montagem da casa, os estudantes dando conta de tudo!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário